Home Sobre o Blog Quem Faz Dicas, Sugestões e Contato Profissional Image Map

"The thing about parties is, once you start, you just want more"

É com essa frase de Andy Warhol que Erika Palomino inicia o livro Babado Forte - Moda, Música e Noite na virada do século 21.
Meu contato com o livro não é recente: desde quando tinha uns 10 anos, eu ficava olhando, durante horas, as fotos que ele traz (sem entender muita coisa daquela "loucura", confesso). O livro era da minha mãe e ficava jogado num canto da casa e eu, que nem fazia questão de ler, ficava apenas folheando sem me dar conta da riqueza de conteúdo que estava nas minhas mãos. Afinal eu era muito novo e realmente não ia entender nada, rs. 
Mas o tempo passou, eu cresci, comecei a conhecer um pouco do universo que ele retrata (que, aliás, não há nem como estabelecer comparações), e, de repente, um estalo: onde estava aquele que viria a se tornar minha maior fonte de inspiração quando o assunto é moda e montação? Aliás, onde estava aquele que viria a ser o maior fundamento da minha vida? (eike exagero!) Sumiu na mudança, rs.
O tempo passou e posteriormente entrei em contato com o documentário Party Monster (meu filme de cabeceira, costumo dizer) e fui me encantando cada vez mais pelo universo noturno. E pra me deixar ainda com mais vontade de desvendar esse universo, li um post sobre ele no extinto blog da Jana Rosa, AQSR. Pronto. A partir de então eu tinha uma nova meta. Mas, novamente, em meio a blogs, estudos e festas, me esqueci de novo, rs.
Então tomei vergonha na cara e, mês passado, entrei num sebo online (o único lugar que achei) e comprei meu exemplar de Babado Forte. A semana da espera foi longa.
Eu o lia durante as aulas chatas e terminei essa semana. Meu veredito: simplesmente IN-CRÍ-VEL e, mesmo depois de mais de 10 anos de publicado, vale a pena ser lido por todo mundo que se interessa pela cena clubber, pelos anos 90 (que estão super em alta, se vocês não perceberam), e por tudo que aconteceu antes dessa era digital.
O que mais me encantou foi: quando cheguei na metade do livro, parei  e pensei (em um momento de euforia meio tosco) "teve party monster no brasil! rs", guardadas as devidas proporções e particularidades, claro.
Meus capítulos preferidos? Sem dúvida o "Sra Krawitz" (que conta a trajetória do clube homônimo, com todos seus personagens e loucuras), e o último capítulo: "A cena fashion", que nos ajuda a entender profundamente esse revival noventista de agora.
E tem mais: as entrevistas são maravilhosas! Gente como como Madonna, Kate Moss, RuPaul e Walter Van Beirendonck. Além da cena do Rio e da cena gay.
Pra resumir isso tudo, Babado Forte (nas palavras da própria Erika), "é um documento da cultura jovem urbana brasileira a partir da ótica dos clubes noturnos, dentro da abordagem da vanguarda e da modernidade."
Enfim, se você já leu, parabéns, eu te admiro! Agora, se ainda não leu, pega o cartão de crédito, corre pra Estante Virtual e se apaixone como eu me apaixonei!

3 comentários:

Anônimo disse...

adoro esse livro tb!!!

Claudio Jr. disse...

Vou "correndo" ler!
Uma delicia seu texto; parabéns (:

XXZXCUZX disse...

hahah brigado, seu lindo!!! e leia mesmo, é incrível <3

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...